Impressões do texto com a minha prática
Pensar que o uso das tecnologias permite a utilização educativa das ferramentas neste sentido, a possibilidade de construir coletivamente o conhecimento através do wiki, é um excelente exemplo.
O texto parte da análise de uma realidade americana bem diferente da nossa. As crianças americanas estão habituadas a utilizarem o computador em tudo que fazem e aqui no Brasil não podemos considerar esta realidade, visto que não são todas as pessoas que tem acesso a internet. A inclusão digital está nas escolas e ainda não abrange todas as comunidades. A autora trabalha numa perspectiva de inclusão digital e vários autores trabalham com a exclusão digital associada à exclusão social.
BAGGIO, Rodrigo. A sociedade da informação e a infoexclusão. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p.16 -21, maio/ago. 2000.
BAPTISTA, Sofia Galvão. A inclusão digital: programas governamentais e o profissional da informação – reflexões. Inclusão Social, Vol. 1, No 2 (2006)- Revista
REZENDE, L. V. R. O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital: uma análise crítica. 2005. Dissertação (Mestrado Ciência da Informação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2005.

Meninas,
ResponderExcluirEstão de parabéns , porém o objetivo não era relacionar o texto da pesquisadora com a prática escolar?
Bom gurias, legal. Vocês deram uma espiadinha no nosso blog?
ResponderExcluirNós colocamos exatamente a questão de que o diferencial básico entre a realidade norte americana não está na teoria nem na academia, mas na realidade sócio-econômica e cultural, e não precisamos explicar porque.
Meninas, partilhamos do mesmo ponto de vista na questão das diferenças continentais, embora tivemos um olhar mais otimista do texto, quanto a questão das possibilidades de trabalho com os meios tecnologicos e da importância da inclusão das crianças a esta nossa modalidade de comunicação independente de classe social.
ResponderExcluirExcelente meninas,quando abordam que as crianças americanas estão habituadas a utilizarem o computador em tudo que fazem, e aqui no Brasil não podemos considerar esta realidade, visto que não são todas as pessoas que tem acesso a internet, muitas usam somente na escola.
ResponderExcluirBeijos
Este comentário refere-se ao texto republicado no dia 18 de junho de 2009 poor motivos técnicos.
ResponderExcluirCURSO DE FORMAÇÃO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL.