sexta-feira, 5 de junho de 2009

Formação do NTE - primeiras impressões...


As coordenadoras das salas informatizadas Karina e Josnéia, ambas professoras da rede municipal de ensino, estão participando da Oficina "Introdução à Educação Digital" no NTE com as professoras Patrícia e Stela. Este curso está nos propiciando aprimorarmos nossos conhecimento em relação ao uso de computadores, ambientação em linux educacional: editor de textos, gerenciamento de arquivos, uso dos periféricos e mídias removíveis, navegação e uso da web e produção de blog.
Hoje tivemos uma atividade de pesquisa sobre o texto comentado abaixo, muito interessante:

Impressões do texto com a minha prática


Pensar que o uso das tecnologias permite a utilização educativa das ferramentas neste sentido, a possibilidade de construir coletivamente o conhecimento através do wiki, é um excelente exemplo.

O texto parte da análise de uma realidade americana bem diferente da nossa. As crianças americanas estão habituadas a utilizarem o computador em tudo que fazem e aqui no Brasil não podemos considerar esta realidade, visto que não são todas as pessoas que tem acesso a internet. A inclusão digital está nas escolas e ainda não abrange todas as comunidades. A autora trabalha numa perspectiva de inclusão digital e vários autores trabalham com a exclusão digital associada à exclusão social.


BAGGIO, Rodrigo. A sociedade da informação e a infoexclusão. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p.16 -21, maio/ago. 2000.

BAPTISTA, Sofia Galvão. A inclusão digital: programas governamentais e o profissional da informação – reflexões. Inclusão Social, Vol. 1, No 2 (2006)- Revista

REZENDE, L. V. R. O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital: uma análise crítica. 2005. Dissertação (Mestrado Ciência da Informação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2005.















5 comentários:

  1. Meninas,
    Estão de parabéns , porém o objetivo não era relacionar o texto da pesquisadora com a prática escolar?

    ResponderExcluir
  2. Bom gurias, legal. Vocês deram uma espiadinha no nosso blog?
    Nós colocamos exatamente a questão de que o diferencial básico entre a realidade norte americana não está na teoria nem na academia, mas na realidade sócio-econômica e cultural, e não precisamos explicar porque.

    ResponderExcluir
  3. Meninas, partilhamos do mesmo ponto de vista na questão das diferenças continentais, embora tivemos um olhar mais otimista do texto, quanto a questão das possibilidades de trabalho com os meios tecnologicos e da importância da inclusão das crianças a esta nossa modalidade de comunicação independente de classe social.

    ResponderExcluir
  4. Excelente meninas,quando abordam que as crianças americanas estão habituadas a utilizarem o computador em tudo que fazem, e aqui no Brasil não podemos considerar esta realidade, visto que não são todas as pessoas que tem acesso a internet, muitas usam somente na escola.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário refere-se ao texto republicado no dia 18 de junho de 2009 poor motivos técnicos.
    CURSO DE FORMAÇÃO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL.

    ResponderExcluir