quarta-feira, 1 de julho de 2009

Florianópolis vive um caos...

A greve dos motoristas e cobradores de Florianópolis já dura mais de 28h. A cidade está um verdadeiro tumulto, pois carros e mais carros disputam lugares no centro de nossa capital. Que esta greve termine logo e que tenham os acertos bons para todas as partes... E por falar nos preços absurdos que os motoristas de vans cobram para fazer os trajetos... Vamos lá pessoal, não vamos ficar parados com este problema social que nos afligem... Um abraço...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Nosso futuro...



Como disse o nosso colega prof e coordenador Ivo Rech, da sala informatizada do Retiro da Lagoa, este será o nosso futuro... k k k

Bom final de semana

Recados para Orkut

O mundo livre e a liberdade da escola.


Hoje começamos com a leitura do texto "O mundo livre e a liberdade da escola" que fala sobre os softwares livres. Primeiramente software é um programa de computador, alguns exemplos: editor de textos, programas de cálculos, um jogo de computador, windows, linux... E por falar em linux e windows estes são dois programas de computadores com finalidades semelhantes: são sistemas operacionais - os programas básicos que todo computador precisa para funcionar. Sistema operacional - programa que fica entre nós e o computador, como um tradutor que consegue entender nossas ordens e traduzi-las para a linguagem do computador, para os bits e bytes, aquela linguagem digital com a qual os computadores sabem operar. O linux é sistema operacional livre, embora nem todos os programas livress possam ser conseguidos legalmente sem custos e o windows sistema operacional proprietário.
Discutimos após a leitura do texto, sobre as possibilidades e limites dos softwares especialmente do linux, pois é atualmente o programa utilizado nas escolas públicas municipais, consideramos o uso do software livre como um avanço em relação ao programa proprietário, porém, precisamos considerar que a liberdade propiciada pelo software livre passa pelo conhecimento enquanto desenvolvedor e infelizmente os coordenadores da sala informatizada das escolas públicas não tem conhecimentos específicos para tal. Neste sentido é necessário garantir que nós possamos opinar sobre o funcionamento do software, adaptando-o as reais necessidades de uso nas escolas.







quinta-feira, 18 de junho de 2009

Terceiro encontro do curso de introdução à educação digital





No dia 18/06/2009, aconteceu o terceiro encontro do curso de formação em Introdução à Educação Digital, onde produzimos um folder com as informações pesquisadas nos encontros anteriores sobre WIKI.
Foi um interessante exercício de síntese e elaboração que, certamente, poderá ser utilizado com os alunos como uma produção/resultado final de um trabalho realizado ou não na Sala Informatizada.

2º Encontro de Coordenadores de Salas Informatizadas ...


No dia 16 de junho de 2009, no Centro de Formação Continuada da Prefeitura Municipal de Florianópolis, juntamente com o NTE (Núcleo Tecnológico Educacional) estiveram presentes todos os professores coordenadores das salas informatizadas das escolas da rede, onde foram recebidos com um coffee-break. Logo após o café, assistiram uma palestra com o mestre em educação, Sílvio Costa Pereira onde nos relatou sobre suas experiências sobre mídia-educação. Citou várias vezes a autora Mônica Fantin e Roger Sylverstone. Usou vários exemplos sobre alfabetização e letramento midiático, favorecendo a compreensão do uso crítico da mídia educacional.

Curso de Formação de Introdução a Educação Digital


WIKI

O que eu sei (certezas)


Programa utilizado para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto (é o termo que remete a um texto em formato digital) ou o software colaborativo (é um software que apoia o trabalho em grupo, coletivamente por exemplo: e-mail, chat, wiki, agenda corporativa.

São várias pessoas que utilizam um sistema de comunicação).

O que eu não sei (dúvidas)

Estabelecer um controle sobre a veracidade das informações (pois estas não são revistas - corrigidas).

O que quero aprender sobre este tema

Aprender a selecionar as informações, já que podem não corresponder à veracidade do tema em estudo.

Como aplicar na minha prática pedagógica

Propiciar a construção coletiva dos conhecimentos através desta ferramenta, considerando o perfil do meu aluno, os objetivos de aprendizagem e ao conteúdo que se quer trabalhar – objetivo que eu quero atingir. Ao pesquisarmos descobrimos que existem wikidicio, wikijunior, wikinotícias entre outros exemplos, onde podemos postar conteúdos relevantes, atualizados, jornalísticos e por vezes divertidos. Muitas wikis porém, ainda não disponíveis em língua portuguesa onde é necessário a tradução da página e a fluência do idioma na postagem (devemos tomar muito cuidado com a tradução, pois as vezes o sentido das palavras não correspondem aquilo que realmente queremos expressar na escrita, bem como dificultando a compreensão da leitura).

Oba! Mais um curso a vista!!! WEB SITE!!!


Mais uma vez, Karina e Josi se encontraram no NTE - Centro de Eventos , para um curso. Este curso com a profª Suleica Fernanda foi sobre WEB SITE. Esteve presente como parceiro da Josi (coord. da SI da EBM Mâncio Costa - Ratones - bairro de Florianópolis) o prof. de Geografia, Alexandre Saydelles que muito contribuirá comigo na atualização do site da escola. A Karina por motivos pedagógicos não conseguiu trazer um parceiro para esta empreitada. O curso foi bem cansativo, mas com certeza conseguiremos atualizar o nosso site.

Obs.
esta imagem pegamos no google - imagens, copiamos e colamos aqui.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Comentários sobre os blog (abaixo)

Pessoal, entrei nestes sites e percebi que existem muitas atividades interessantes para serem realizadas na sala informatizada. Principalmente o blog do Rafael Nink, onde encontrei jogos educativos que são perfeitos para todas as idades, pois trazem várias opções para serem utilizadas até por adolescentes.

http://planeta.edublogosfera.com.br

http://rafaelnink.com/blog/


05 de junho - dia do meio ambiente


NOSSO PLANETA ESTÁ PEDINDO SOCORRO!!! VAMOS ALERTAR TODAS AS PESSOAS PARA QUE O NOSSO PLANETA NÃO SOFRA MAIS!!!

Formação do NTE - primeiras impressões...


As coordenadoras das salas informatizadas Karina e Josnéia, ambas professoras da rede municipal de ensino, estão participando da Oficina "Introdução à Educação Digital" no NTE com as professoras Patrícia e Stela. Este curso está nos propiciando aprimorarmos nossos conhecimento em relação ao uso de computadores, ambientação em linux educacional: editor de textos, gerenciamento de arquivos, uso dos periféricos e mídias removíveis, navegação e uso da web e produção de blog.
Hoje tivemos uma atividade de pesquisa sobre o texto comentado abaixo, muito interessante:

Impressões do texto com a minha prática


Pensar que o uso das tecnologias permite a utilização educativa das ferramentas neste sentido, a possibilidade de construir coletivamente o conhecimento através do wiki, é um excelente exemplo.

O texto parte da análise de uma realidade americana bem diferente da nossa. As crianças americanas estão habituadas a utilizarem o computador em tudo que fazem e aqui no Brasil não podemos considerar esta realidade, visto que não são todas as pessoas que tem acesso a internet. A inclusão digital está nas escolas e ainda não abrange todas as comunidades. A autora trabalha numa perspectiva de inclusão digital e vários autores trabalham com a exclusão digital associada à exclusão social.


BAGGIO, Rodrigo. A sociedade da informação e a infoexclusão. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p.16 -21, maio/ago. 2000.

BAPTISTA, Sofia Galvão. A inclusão digital: programas governamentais e o profissional da informação – reflexões. Inclusão Social, Vol. 1, No 2 (2006)- Revista

REZENDE, L. V. R. O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital: uma análise crítica. 2005. Dissertação (Mestrado Ciência da Informação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2005.