quarta-feira, 1 de julho de 2009
Florianópolis vive um caos...
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Nosso futuro...
O mundo livre e a liberdade da escola.

Discutimos após a leitura do texto, sobre as possibilidades e limites dos softwares especialmente do linux, pois é atualmente o programa utilizado nas escolas públicas municipais, consideramos o uso do software livre como um avanço em relação ao programa proprietário, porém, precisamos considerar que a liberdade propiciada pelo software livre passa pelo conhecimento enquanto desenvolvedor e infelizmente os coordenadores da sala informatizada das escolas públicas não tem conhecimentos específicos para tal. Neste sentido é necessário garantir que nós possamos opinar sobre o funcionamento do software, adaptando-o as reais necessidades de uso nas escolas.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Terceiro encontro do curso de introdução à educação digital


No dia 18/06/2009, aconteceu o terceiro encontro do curso de formação em Introdução à Educação Digital, onde produzimos um folder com as informações pesquisadas nos encontros anteriores sobre WIKI. Foi um interessante exercício de síntese e elaboração que, certamente, poderá ser utilizado com os alunos como uma produção/resultado final de um trabalho realizado ou não na Sala Informatizada.
2º Encontro de Coordenadores de Salas Informatizadas ...

Curso de Formação de Introdução a Educação Digital
O que eu sei (certezas)
Programa utilizado para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto (é o termo que remete a um texto em formato digital) ou o software colaborativo (é um software que apoia o trabalho em grupo, coletivamente por exemplo: e-mail, chat, wiki, agenda corporativa.
São várias pessoas que utilizam um sistema de comunicação).
O que eu não sei (dúvidas)
Estabelecer um controle sobre a veracidade das informações (pois estas não são revistas - corrigidas).
O que quero aprender sobre este tema
Aprender a selecionar as informações, já que podem não corresponder à veracidade do tema em estudo.
Como aplicar na minha prática pedagógica
Propiciar a construção coletiva dos conhecimentos através desta ferramenta, considerando o perfil do meu aluno, os objetivos de aprendizagem e ao conteúdo que se quer trabalhar – objetivo que eu quero atingir. Ao pesquisarmos descobrimos que existem wikidicio, wikijunior, wikinotícias entre outros exemplos, onde podemos postar conteúdos relevantes, atualizados, jornalísticos e por vezes divertidos. Muitas wikis porém, ainda não disponíveis em língua portuguesa onde é necessário a tradução da página e a fluência do idioma na postagem (devemos tomar muito cuidado com a tradução, pois as vezes o sentido das palavras não correspondem aquilo que realmente queremos expressar na escrita, bem como dificultando a compreensão da leitura).
Oba! Mais um curso a vista!!! WEB SITE!!!

Mais uma vez, Karina e Josi se encontraram no NTE - Centro de Eventos , para um curso. Este curso com a profª Suleica Fernanda foi sobre WEB SITE. Esteve presente como parceiro da Josi (coord. da SI da EBM Mâncio Costa - Ratones - bairro de Florianópolis) o prof. de Geografia, Alexandre Saydelles que muito contribuirá comigo na atualização do site da escola. A Karina por motivos pedagógicos não conseguiu trazer um parceiro para esta empreitada. O curso foi bem cansativo, mas com certeza conseguiremos atualizar o nosso site.
Obs. esta imagem pegamos no google - imagens, copiamos e colamos aqui.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Comentários sobre os blog (abaixo)
http://planeta.edublogosfera.com.br
http://rafaelnink.com/blog/
05 de junho - dia do meio ambiente
Formação do NTE - primeiras impressões...
Impressões do texto com a minha prática
Pensar que o uso das tecnologias permite a utilização educativa das ferramentas neste sentido, a possibilidade de construir coletivamente o conhecimento através do wiki, é um excelente exemplo.
O texto parte da análise de uma realidade americana bem diferente da nossa. As crianças americanas estão habituadas a utilizarem o computador em tudo que fazem e aqui no Brasil não podemos considerar esta realidade, visto que não são todas as pessoas que tem acesso a internet. A inclusão digital está nas escolas e ainda não abrange todas as comunidades. A autora trabalha numa perspectiva de inclusão digital e vários autores trabalham com a exclusão digital associada à exclusão social.
BAGGIO, Rodrigo. A sociedade da informação e a infoexclusão. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p.16 -21, maio/ago. 2000.
BAPTISTA, Sofia Galvão. A inclusão digital: programas governamentais e o profissional da informação – reflexões. Inclusão Social, Vol. 1, No 2 (2006)- Revista
REZENDE, L. V. R. O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital: uma análise crítica. 2005. Dissertação (Mestrado Ciência da Informação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2005.



